As Próteses totais convencionais são indicadas para pacientes que perderam todos os dentes da arcada dentária, e que por algum motivo não querem ou não podem passar por cirurgia para a instalação de implantes.
As tradicionais dentaduras substituem os dentes perdidos, recuperando assim a parte estética e funcional do sorriso. Elas são compostas por dentes em resina e uma base de acrílico, que é apoiada sobre a gengiva e dá estabilidade à peça na boca.
Quais os cuidados após a instalação das Próteses Totais?
É comum o paciente ter alguma dificuldade na adaptação com a prótese nos primeiros dias após a instalação. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos duros ou carnes com muitas fibras. Serão feitas sessões de retorno para ajustes necessários até que o paciente se sinta totalmente confortável com a peça.
É preciso retirar a prótese toda vez que for fazer a sua higienização, que pode ser feita com escovas especiais ou mesmo com a escova que o paciente faz a higiene da boca, e creme dental. Semanalmente é indicado que se faça uma limpeza mais profunda da prótese, com pastilhas efervescentes próprias para esse fim, para evitar o desenvolvimento de fungos na base da peça.
Também é indicada a remoção da prótese total todas as noites, ao deitar.
O paciente deverá voltar ao consultório odontológico para realizar o acompanhamento e possíveis manutenções sempre que necessário, e cuidar do bem-estar da sua saúde bucal.