Com tantas exigências estéticas atuais, ter dentes mais claros se torna essencial para muitas pessoas. O sorriso branco abre portas profissionais, aumenta a autoestima e o bem estar do paciente.  Graças às técnicas modernas e alta tecnologia dos produtos disponíveis no mercado, o sorriso dos sonhos se torna cada dia mais possível!

O Clareamento Dental é um dos tratamentos estéticos mais procurados nos dias atuais, com ótimos resultados, preservação da estrutura dental e baixo custo.

Para o tratamento, o profissional deve optar entre várias técnicas e produtos diferentes, de acordo com o caso.

 

 

Quais as técnicas para o clareamento dental?

Clareamento de consultório:

Nesta técnica é usado um gel de Peróxido de Hidrogênio numa concentração de 35 a 40%, por 40 minutos em média. Deve-se proteger a gengiva com uma resina própria, para que o gel não entre em contato com o tecido. O número de sessões varia de acordo com fatores individuais, e elas devem ser realizadas com intervalos de 3 a 7 dias. Pela alta concentração do gel, essa técnica é mais rápida, porém pode apresentar maior sensibilidade dental.

Clareamento caseiro:

Aqui o paciente usa uma moldeira de silicone, confeccionada especialmente para ele, com um gel de Peróxido de Carbamida (de 10 a 22%) ou Peróxido de Hidrogênio (de 4 a 10%), diariamente, pelo tempo indicado pelo profissional (que varia com o tipo de gel escolhido e sensibilidade do paciente). O tratamento tem duração de 3 semanas em média, dependendo do grau de escurecimento dental. Apesar de maior tempo de duração, a técnica apresenta ótimos resultados e maior estabilidade da cor, com menor sensibilidade.

Técnica associada – Clareamento caseiro + consultório:

Aqui fazemos uma sessão de clareamento de consultório e o paciente segue com o clareamento caseiro. A associação das duas técnicas consegue reduzir o tempo de tratamento caseiro, mantendo suas vantagens de baixa sensibilidade e estabilidade da cor.

 

Algumas dúvidas sobre o Clareamento dental:

O Clareamento enfraquece os dentes?

O gel de clareamento é seguro e não enfraquece a estrutura dental. Com o pH adequado, o produto garante que nenhum elemento dental (como cálcio) seja perdido.

Clareamento causa dor ou sensibilidade?

A sensibilidade que pode aparecer durante o Clareamento é muito individual, mas geralmente o tratamento é muito bem tolerado pelo paciente, causando pequena ou até nenhuma sensibilidade (na maioria dos casos). Mas para os casos onde o paciente apresenta algum incômodo, existem produtos para serem usados no consultório, ou em casa com a moldeira, que melhoram muito os sintomas. O profissional também pode alterar o tipo e a concentração do gel que está sendo usado ou até indicar seu uso em dias alternados para controlar a sensibilidade. Esse incômodo é temporário e desaparece após o tratamento.

Posso tomar café durante o clareamento?

Sim! Atualmente sabe-se que as manchas causadas por alimentos com corantes como café são superficiais (externas). O Clareamento age na estrutura interna dos dentes, quebrando as moléculas de pigmentos presentes ali, tornando a estrutura dental mais clara. As manchas externas podem ser removidas com profilaxia dental, não necessitando de clareamento.

Quais os alimentos que devo evitar durante o tratamento?

Devem ser evitados principalmente alimentos ácidos para diminuir a chance de sensibilidade. Alimentos com corantes podem ser consumidos com moderação.

Qualquer pessoa pode fazer o clareamento?

De modo geral o tratamento é contraindicado para gestantes, lactantes e menores de 15 anos, mas cada paciente deve ser avaliado de forma personalizada antes do profissional indicar o tratamento.

A condição bucal também deve ser avaliada: sensibilidade dentinária, lesões de cárie, trincas dentais e inflamação gengival devem ser tratadas previamente ao clareamento. Pessoas que apresentam sensibilidade dentinária, lesões de cárie, trincas dentais e inflamação gengival devem tratar esses problemas antes do clareamento.

O tratamento clareia restaurações?

Não! O gel do clareamento age dentro da estrutura dentária apenas, não alterando a cor de nenhum material restaurador como resina e cerâmica.

Pacientes que apresentam restaurações em dentes anteriores podem fazer o clareamento, porém elas deverão ser trocadas após o tratamento clareador para se conseguir o aspecto final de dentes brancos.

Quais os cuidados que devo ter após o Clareamento?

Após o término do tratamento devemos manter a rotina de higiene bucal normalmente, sempre com o uso de fio dental, escova macia ou extra macia e o creme dental da sua preferência, ou aquele que o profissional indicou para seu caso em específico. O importante é manter uma boa higiene, pois o acúmulo de placa bacteriana e tártaro é um dos principais fatores que levam ao aspecto de dentes escuros, dentre outros problemas como cáries e inflamação gengival. O ideal é que você faça profilaxia a cada 6 meses, ou conforme a orientação do profissional para o seu caso.

Também devemos ter especial atenção com a alimentação, pois nossos dentes estarão em contato com corantes constantemente, e quanto maior a presença desses corantes na alimentação, mais rapidamente seus dentes podem voltar a ter aspecto mais amarelado.

Clinicamente observa-se que depois de feito o tratamento clareador, seu resultado é mantido por 3 anos pelo menos, mas esse tempo é muito individual  e dependente dos fatores acima. Dificilmente os dentes retornam à cor inicial de antes do Clareamento, e caso o paciente queira fazer novamente o Clareamento, isso é totalmente possível e a resposta ao tratamento geralmente é mais rápida.

Posso fazer o clareamento com produtos encontrados em farmácia e internet, sem acompanhamento profissional?

Hoje se encontram facilmente produtos clareadores em farmácias e internet, porém o risco que o paciente está correndo em dispensar o profissional e optar por esse tipo de clareamento é muito grande.

Como já falamos acima, nem todas as pessoas podem fazer o clareamento, e apenas o Cirurgião Dentista pode fazer o diagnóstico e a indicação do tratamento clareador. O profissional deve avaliar as condições gerais de saúde do paciente e principalmente as condições de saúde bucal. Deve avaliar se não há inflamação de tecido gengival, presença de cáries, trincas dentais e hipersensibilidade dentinária, ou qualquer outro problema que deva ser solucionado antes do tratamento clareador.

Além disso, só o profissional pode indicar a melhor técnica e principalmente o melhor gel para cada caso. Existe uma enorme quantidade de produtos no mercado, que além do efeito clareador apresentam substâncias que protegem a estrutura dental e diminuem a sensibilidade do paciente. Só o cirurgião dentista pode fazer essas escolhas com segurança, e também fazer o acompanhamento de todo o tratamento, além de solucionar eventuais problemas e desconfortos, que podem acontecer.

Também é o profissional que vai adequar a cavidade bucal para receber o Clareamento, pois deve-se fazer uma boa limpeza e remoção de toda placa e tártaro antes do tratamento, assim o gel consegue entrar em contato com toda a superfície do dente. Ele também vai orientar quanto a todos os cuidados que o paciente precisa ter durante e após o tratamento.

Portanto, confie sua saúde bucal a um profissional capacitado!