A Plástica Periodontal é um procedimento que envolve diversas técnicas com o objetivo de corrigir defeitos na gengiva e osso. Estes problemas podem ser resultado ou sequelas de traumas, doença periodontal, cáries e extrações dentárias, ou mesmo ser apenas uma característica genética (no caso do sorriso gengival).

Plástica periodontal

Indicações

A gengiva é a moldura dos dentes. Porém, em alguns casos ela não se encontra no lugar que deveria. A retração ou excesso desse tecido influenciam na estética porque causam uma desarmonia no sorriso. Muitas pessoas sentem vergonha ao sorrir e, por isso, têm a autoestima baixa, insegurança e dificuldades no convívio social.

As indicações para a Plástica Periodontal são casos de retração de gengiva (onde os dentes parecem maiores do que realmente são, pois há parte de raiz exposta) e sorriso gengival (onde os dentes parecem pequenos e há grande volume de gengiva aparente no sorriso).

A retração gengival deixa as raízes dos dentes expostas, e isso além de afetar a estética do sorriso, pode causar aumento da sensibilidade dental. Por isso, nestes casos a Plástica Periodontal, além de melhorar a estética, ainda devolve o conforto ao paciente no momento de se alimentar eliminando a sensibilidade dentária.

Já nos casos de sorriso gengival a grande vantagem da Plástica Periodontal é devolver ao paciente a proporção correta e muito mais harmoniosa entre dentes e gengiva.

Cuidados após Cirurgia de Plástica Periodontal

Após a cirurgia, alguns cuidados devem ser tomados. O paciente deve fazer o uso correto da medicação receitada pelo profissional, higienizar toda a boca corretamente e com muito cuidado, conforme orientação. Ter uma dieta pastosa e fria, não fazer esforços ou atividades físicas e não fumar pelo menos nas duas primeiras semanas após o procedimento.

Se você se sente incomodado com seu sorriso por causa da sua gengiva, entre em contato conosco e agende uma consulta.