A toxina botulínica é sem dúvida, um dos tratamentos mais procurados no consultório e a porta de entrada dos pacientes no mundo da Harmonização Facial.

 

Entenda a diferença entre rugas estáticas e rugas dinâmicas, e o que a toxina botulínica pode fazer por você:

As rugas dinâmicas são aquelas que só aparecem quando você contrai a musculatura, por exemplo, as rugas da testa quando você faz cara de assustado, as rugas entre as sobrancelhas quando faz cara de bravo, ou quando sorri e aparecem as rugas ao redor dos olhos.

Tratamento de ruga em Ribeirão Preto

O tratamento das rugas dinâmicas é a toxina botulínica, que é aplicada diretamente na musculatura, causando o seu relaxamento e impedindo a formação das rugas durante os movimentos, enquanto ela está agindo.

Com o passar do tempo as rugas dinâmicas, que só aparecem durante a contração muscular, vão marcando a pele de forma definitiva e passam a estar presentes na face mesmo sem você fazer nenhum movimento. As rugas dinâmicas com o tempo passam a ser estáticas.

As rugas estáticas são aquelas que já aparecem mesmo sem você fazer nenhum movimento, elas estão presentes marcando a sua pele o tempo todo.

A boa notícia é que conseguimos adiar esse processo, ou até evitar que as rugas das expressões faciais marquem a pele de forma definitiva. Para isso existe o tratamento preventivo com toxina botulínica. Vamos explicar melhor: a toxina botulínica é um medicamento que tem seu tempo de ação por volta de 3 meses, após esse período a musculatura volta a ganhar força progressivamente e as rugas dinâmicas voltam a aparecer. Mas quando você mantém o seu tratamento com toxina botulínica em dia, com aplicações a cada 4 a 6 meses, sua musculatura passa a maior parte do tempo sem as rugas dinâmicas, com isso elas vão demorar um tempo bem maior para deixar a sua pele marcada de forma definitiva! Lembrando que o melhor tratamento é sempre a prevenção.

 

Onde posso aplicar a toxina botulínica?

Os benefícios da toxina botulínica são vistos em toda a face e pescoço, sendo suas principais indicações: testa (rugas horizontais), glabela (ruga do “bravo”), olhos (“pés de galinha”), nariz (expressão de nojo), boca (“código de barras”).

Outras indicações:

– Sorriso gengival: a toxina relaxa o músculo responsável por elevar o lábio superior, sendo assim, durante o sorriso você mostra menos gengiva.

– Sorriso triste: o medicamento é aplicado no músculo responsável por puxar o cantinho da boca para baixo, diminuindo a expressão de triste dos lábios.

– Queixo: para tratar aquelas bolinhas que aparecem no local quando contrai o músculo do queixo.

– Região de base e ramo da mandíbula: causando um leve efeito lifting e definição maior do contorno da face.

– Pescoço: para tratamento das bandas platismais.

 

Tratamento:

A aplicação da toxina botulínica é bem rápida e tranquila. O medicamento é injetado diretamente nos músculos alvo com agulhas bem fininhas. O procedimento gera pouco ou nenhum incômodo, mas para os pacientes mais sensíveis é possível aplicar anestésico tópico ou gelo para deixar o procedimento mais confortável.

O resultado do tratamento não é imediato, o início da ação da toxina é em 3 dias, com efeito máximo em 12 a 14 dias. Os resultados duram por volta de 3 a 4 meses e o intervalo mínimo entre aplicações é de 3 meses.