As Cirurgias Periodontais são procedimentos cirúrgicos feitos na gengiva para corrigir problemas estéticos e funcionais, geralmente causados pela Doença Periodontal.

Indicações

Quando a Doença Periodontal está em seu estágio mais avançado há formação de bolsas periodontais. Além de causarem problemas estéticos, essas bolsas representam um risco à saúde porque acumulam bactérias, agravando ainda mais a doença, podendo levar a perda dentária.

Utilizando a Cirurgia Periodontal, o Periodontista tem acesso direto às raízes dos dentes, fazendo a descontaminação da região e remodelando a gengiva, eliminando assim essas bolsas. Esse procedimento, além de melhorar a estética, devolve a saúde aos tecidos gengival e ósseo e diminui os riscos de comprometimento e perda dos dentes.

Cirurgias periodontais

Como as Cirurgias Periodontais são feitas

Existem diferentes tipos de Cirurgias Periodontais, que têm suas indicações de acordo com o problema do paciente.

Gengivoplastia

A Gengivoplastia tem o objetivo de remodelar o tecido gengival ao redor dos dentes quando a gengiva apresenta-se com hiperplasia (aumento de volume do tecido gengival) causada por inflamação (gengivite) ou pelo uso de algum medicamento, e para a eliminação de bolsas periodontais. Essa técnica também pode ser a indicada para o tratamento do sorriso gengival.

Gengivectomia

A Gengivectomia é uma cirurgia com a finalidade de remodelação do tecido gengival, mas também do tecido ósseo. Ela pode ser indicada também para sorriso gengival (dependendo da causa do problema), além de casos de cáries extensas envolvendo raiz dental.

Cuidados após as Cirurgias Periodontais

Após a cirurgia, alguns cuidados devem ser tomados. O paciente deve fazer o uso correto da medicação receitada pelo profissional, higienizar toda a boca corretamente e com muito cuidado, conforme orientação. Ter uma dieta pastosa e fria, não fazer esforços ou atividades físicas e não fumar pelo menos nas duas primeiras semanas após o procedimento.