Os alinhadores estão indicados para quais casos?
Os alinhadores são indicados para a maioria dos casos de correção ortodôntica. Isso porque a tecnologia envolvida no tratamento, desde o processo de planejamento digital até o material utilizado na fabricação dos alinhadores, permite movimentos dentários mais previsíveis e a correção até mesmo de casos mais complexos.
O tratamento do meu filho pode ser feito com alinhadores?
Sim! Os alinhadores também podem ser usados no tratamento de crianças e adolescentes, desde a fase de tratamento preventivo e interceptativo, até a fase de tratamento corretivo, quando a criança já tem todos os dentes permanentes! E, para que os pais possam verificar se seus filhos estão usando os alinhadores pelo tempo adequado, existe um discreto “botão azul” no lado de fora dos alinhadores, que funciona como um indicador de uso.
O tratamento com alinhadores é mais caro do que o tratamento convencional?
No geral, os valores são semelhantes ao tratamento com bráquetes estéticos convencionais. No caso desse tratamento ortodôntico, o valor dependerá mais da complexidade do caso e do número de alinhadores que serão necessários para corrigir o seu problema.
O tratamento com alinhadores é dolorido?
O tratamento ortodôntico com alinhadores movimenta seus dentes para a posição desejada, aplicando uma força leve e constante. Por isso, alguns pacientes podem sentir um leve desconforto quando trocar os alinhadores antigos por novos. É normal sentir uma leve pressão, isto significa que os alinhadores estão trabalhando para corrigir o seu sorriso!
Eu posso remover os meus alinhadores quando eu precisar?
Sim, você pode remover os alinhadores para comer, beber, escovar os dentes e passar o fio dental, porém é recomendado que eles sejam utilizados de 20 a 22 horas por dia, para que façam o efeito esperado.
Eu preciso remover os alinhadores para beber líquidos também?
Sim! Só não precisa removê-los para beber água fria ou gelada. Para todos os outros tipos de bebida é recomendado que sejam removidos, pois os alinhadores podem reter o líquido em contato com os dentes e causar cárie.
Existe alguma restrição do que eu posso comer enquanto estiver em tratamento com os alinhadores?
Ao contrário do que acontece quando você opta pelos aparelhos convencionais, não existe nenhuma restrição alimentar para o alinhadores invisíveis e você pode comer tudo o que tiver vontade, porque eles são removidos para a alimentação.
E se acontecer de perder algum alinhador?
Caso isso aconteça, seu ortodontista deve ser imediatamente avisado. Ele vai avaliar o seu caso e determinar se pode dar sequência e passar para o próximo par de alinhadores, ou se será necessário solicitar a reposição do alinhador perdido. Vai depender se o movimento esperado para aquele alinhador que você perdeu já ocorreu ou não. Caso tenha que ser pedido novos alinhadores, os alinhadores utilizados anteriormente devem ser usados enquanto espera-se os novos chegarem.
Qual a melhor forma para higienizar os meus alinhadores?
Os alinhadores devem ser removidos para a higienização, que deve ser realizada com escova e creme dental todas as vezes antes de usar. Indicamos uma solução específica uma vez por semana, para ajudar na manutenção da higiene. Não é recomendado que se utilize água quente, pois pode alterar o material dos alinhadores e deformá-los permanentemente.
Se eu tiver algum resíduo alimentar na boca quando eu colocar meus alinhadores eles podem manchar?
Sim! Por isso recomenda-se que seja feita a correta higienização dos dentes após as refeições e antes de colocar o alinhador para evitar que isso não ocorra.