O que é Doença Periodontal?

A principal causa da Doença Periodontal é o acúmulo de biofilme ou placa bacteriana e tártaro nos dentes. Mas também existe o fator genético que influencia muito, além de outros fatores como a oclusão. Quando não conseguimos com a higiene bucal diária eliminar a placa bacteriana que normalmente se acumula sobre os dentes, inicia-se um quadro inflamatório na gengiva, a Gengivite, provocando vermelhidão, inchaço e sangramento. Quando não tratada a gengivite evolui para quadros mais avançados da Doença Periodontal, que é uma infecção bacteriana grave no tecido ósseo, causando perda óssea progressiva e, como consequência, a perda dos dentes.

Tratamento periodontal

Estágios da Doença Periodontal

A Doença Periodontal possui três estágios.

Gengivite

A Gengivite é o primeiro estágio da Doença Periodontal. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Os sintomas são vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva, mau hálito e gosto ruim na boca. Nesta fase a doença ainda é totalmente reversível através de procedimentos simples no consultório e da manutenção adequada da higiene bucal diária realizada pelo paciente, conforme orientação do profissional. É importante que a doença seja tratada nessa fase para que não se agrave e evolua para a Doença Periodontal.

Doença Periodontal Inicial

A Doença Periodontal Inicial é o segundo estágio. A infecção bacteriana já afetou o tecido ósseo, que é o tecido de suporte dos dentes. Nesta etapa, inicia-se o processo de perda óssea, porém ainda de forma lenta e, com o tratamento adequado pelo Periodontista (especialista na área) e adesão ao tratamento pelo paciente, é possível o controle e manutenção do tecido ósseo, evitando-se o agravamento da infecção e evolução da doença.

Doença Periodontal Avançada

A Doença Periodontal Avançada é o caso mais grave da doença. Aqui já existe grande perda óssea, levando a instabilidade dos dentes (dentes moles), e formação de bolsas periodontais. Pode haver perda dental e alterações na mordida, pois pode haver alteração no posicionamento dos dentes.

Tratamento periodontal

O Tratamento Periodontal deve ser realizado pelo Periodontista (especialista na área) e tem o objetivo de prevenção (evitar que a doença se instale) e tratamento da inflamação e infecção da gengiva e tecido ósseo, quando já foi diagnosticado o início da doença.

O tratamento consiste na limpeza e descontaminação das raízes dos dentes (remoção de tártaro e placa bacteriana) e é feito de acordo com o grau de desenvolvimento da doença.

Para isso usa-se a raspagem manual ou o ultrassom, removendo a placa bacteriana e o tártaro que estão abaixo da linha da gengiva. Após isso, a gengiva cicatriza e o acúmulo de placa fica mais difícil nesta região, devolvendo a saúde para os tecidos.

Você tem sangramento, inchaço e vermelhidão na gengiva? Mau hálito ou gosto ruim na boca? Pode ser Doença Periodontal. Entre em contato e agende uma consulta para fazer seu tratamento.