O alinhamento incorreto dos dentes ou dos ossos maxilares é conhecido como má-oclusão e a Ortodontia é a especialidade da Odontologia responsável por corrigir esses problemas e ajudar a devolver um sorriso agradável e saudável ao paciente, melhorando assim a sua autoestima.
Ter um sorriso bonito, com os dentes alinhados também é sinal de cuidado com sua saúde bucal! Mas nem todos nascem com uma dentição bonita. Dentes tortos, mal alinhados, ou espaços entre os dentes podem causar muitas vezes constrangimento e deixar a pessoa envergonhada. Além disso, são difíceis de serem higienizados, podendo levar ao desenvolvimento de doenças como a cárie dental, doenças gengivais e até perda óssea. Uma mordida errada ou desalinhada também pode causar desgastes anormais nos dentes, problemas de mastigação e até de fonação (fala).
As causas
As causas dos problemas ortodônticos podem ser de origem genética, como os problemas de apinhamento (falta de espaço), diastemas (espaços entre os dentes), arcada superior estreita (mordida cruzada), protrusões de dentes ou dos ossos maxilares (problemas de crescimento).
Fatores ambientais também podem causar má-oclusão, como hábitos de sucção digital, respiração bucal, ou até doenças que acometem os dentes, como a cárie dental e doença periodontal.
Quando tratar
Alguns problemas ortodônticos podem ser mais fáceis de resolver se forem detectados precocemente. Portanto é recomendado que as crianças passem por uma avaliação ortodôntica quando iniciar a troca dos dentes decíduos (dentes de leite), por volta dos seis anos de idade. Essa fase do tratamento é conhecida como Ortodontia Preventiva ou Interceptativa, e visa acompanhar o desenvolvimento da dentição e o crescimento da face da criança. Problemas detectados e corrigidos nesta fase favorecem o desenvolvimento normal da mordida e a harmonia facial.
Depois dessa fase, quando a criança já tem todos os dentes permanentes na boca, por volta dos 12 anos de idade, o tratamento ortodôntico é conhecido como Ortodontia Corretiva. De forma geral, o tratamento corretivo está relacionado à correção das posições dos dentes nas arcadas dentárias, buscando devolver ao paciente uma função mastigatória adequada, com uma oclusão funcional e uma estética agradável.
Os adultos também podem se beneficiar do tratamento ortodôntico. Hoje em dia, graças às opções estéticas de aparelhos disponíveis, o tratamento tem tornado-se cada vez mais atrativo para esse público, sendo que grande parte dos pacientes tem mais de 18 anos de idade.
Orientações gerais
É importante que o paciente procure sempre um especialista em Ortodontia, que é o cirurgião dentista especializado em diagnosticar e tratar as más oclusões, que são as irregularidades que acometem o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares.
A duração do tratamento ortodôntico depende de vários fatores que devem ser levados em consideração, como a complexidade do caso, um bom planejamento inicial do tratamento, a resposta biológica de cada paciente, o tipo de aparelho utilizado, e também da colaboração do paciente.
É importante que o paciente siga corretamente as orientações do ortodontista, mantendo a frequência às consultas e fazendo uma higiene bucal adequada, para alcançar o melhor resultado. Também é recomendado que o paciente visite regularmente seu dentista clínico geral durante o tratamento ortodôntico para continuar cuidando dos seus dentes.